METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO A DISTÂNCIA PARA O EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

Autores/as

Palabras clave:

Metodologia ativa, resolução de problemas, alunos ativos.

Resumen

Buscar acompanhar as novas tendências educacionais que nascem de uma demanda mundial de mudanças, se faz emergente e necessário, novas experiências que não podem estar desconectadas da sala de aula, novos desafios que reconfiguram o mundo a cada instante, não nos permitindo quanto sociedade e escola nos manter inertes, reproduzindo as mesmas práticas de anos atrás apenas as adaptando quando muito. Já é sabido e experienciado que o que o aluno vivencia em seu cotidiano precisa ser o ponto de partida para que os conteúdos a serem ensinados , para que tenha significado em sua realidade e que ele possa utilizar das ferramentas aprendidas em sua vida prática, e para isso a educação tem evoluído criando e recriando métodos e formas de ensino que aproximem cada vez mais os alunos as suas realidades, criando uma educação significativa que o traz para o lado ativo do processo. As metodologias ativas são um exemplo claro desta tentativa, buscando e criando alternativas para colocar o aluno no centro do processo, utilizando as tecnológicas como facilitador do mesmo. Estamos em 2020, ano da Pandemia do Covid-19 que já matou milhares de pessoas e nos obrigou a mudar nossa forma de nos relacionar, as escolas até o fim da resolução deste trabalho estão fechadas desde março deste ano, a educação a distância ganhou uma importância enorme, mas não estávamos preparados, como instituição escolar, como professores, como pais de alunos, como alunos, a usar os métodos de educação a distância para continuarmos nossa vida escolar, e usar a mesma metodologia passiva de sala de aula utilizada por muitos profissionais se tornou impossível, e frente a tantos desafios e barreiras a se conseguir fazer as aulas chegarem aos alunos, as metodologias ativas, segundo o meu entendimento, se tornarão ( ou já são) a melhor alternativa metodológica para que possamos encurtar essa distância entre a própria educação a distância e a pratica educacional de qualidade que sonhamos hoje para os nossos alunos. Muitos são os tipos de metodologias ativas que citarei neste trabalho, ela não se baseia em único método, mas irei focar na Aprendizagem focada na resolução de problemas, para aulas com alunos do Ensino Fundamental, irei citar o exemplo de como podemos utilizar e como isso tem sido benéfico para minha própria experiência pessoal como professora de turmas de quinto ano do Ensino Fundamental.

Publicado

2024-09-04

Cómo citar